UMA EXTRAORDINARIA AFIRMAÇÃO DE JESUS

Certa vez Jesus indagou a seus seguidores: “Quem dizem os homens ser Filho do homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou alguns dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16.13-18).

A expressão “sobre esta pedra” está relacionada à resposta de Pedro, que disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. É sobre Cristo que a igreja foi edificada e não sobre Pedro. Devemos ainda considerar o texto em estudo em seu contexto: 1) Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão “esta pedra” está na terceira pessoa. 2) Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra), um substantivo feminino singular. Consequentemente, essas palavras não tem a mesma referência.

Portanto é sobre Cristo que está edificada, a verdadeira Igreja, aquela que não comete apostasia, e sobre esta as portas do inferno não prevalecerão, porque ela estará sempre pronta para invadir o reino das trevas em busca da salvação através do verdadeiro evangelho de Cristo.

Pessoas Online(s)